MAPA DE RISCOS AMBIENTAIS

Tudo sobre Laudo de Mapa de RiscoS Ambientais...

Como é elaborado o Mapa de Riscos Ambientais da Alta?

O mapa de riscos ambientais é obrigação inerente à Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA, conforme disposto no item 5.16 da NR-05.

Desse modo, após reconhecidos os riscos ocupacionais (físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e de acidentes) pelos cipeiros da empresa, a Alta elabora uma planta baixa da empresa e insere as informações fornecidas pelos integrantes da CIPA, através de cadistas especializados em segurança do trabalho, de maneira a facilitar a visualização dos riscos existentes nos locais de trabalho.

Aspecto importante deste trabalho, é o fato de que muito além do cumprimento da legislação, o mapa de riscos elaborado pela MN&A já está adequado à Tabela 21, Anexo III do Manual 2.0 do eSocial, denominada “Fatores de Riscos Ambientais”, na qual já inserimos no layout elaborado os códigos dos riscos que deverão ser informados pela empresa através do sistema do eSocial. Assim, quando da entrada em vigor deste novo projeto do governo federal, a empresa que possui o mapa de riscos elaborado pela Alta já terá dado o primeiro passo para facilitar o envio das informações de segurança do trabalho para este sistema do governo.

Ao clicar na imagem ao lado, é possível verificar o resultado deste trabalho, que sem dúvidas agrega valor a qualquer empresa quando o assunto é informações aos trabalhadores sobre os riscos ocupacionais.